• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Páginia Inicial Notícias Notícias Locais

Notícias Locais

TIAÕ VIANA GARANTE RECURSOS PARA ÁGUA TRATADA EM MANOEL URBANO E SANTA ROSA DO PURUS

E-mail Imprimir PDF

Os municípios do vale do Purus Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus irão receber mais de 2 milhões em investimentos para captação e construção de nova Estação de Tratamento de água. Tudo isso foi possível graça ao esforço do governador Tião Viana e o diretor-presidente do DEPASA, Edvaldo Magalhães que não mediram esforços para a liberação de recursos junto a FUNASA.

DEPASA 

Novo Fornecimento de água é sempre uma demanda crescente nas cidades brasileiras. O aumento da população urbana gera a necessidade de se ofertar mais do líquido precioso. No Acre, com o programa Ruas do Povo, as redes de distribuição de água foram ampliadas de maneira significativa. Mas, são necessários reforços nas Estações de Tratamento de Água (ETA’s) para que o produto chegue com pressão suficiente na casa de todos os consumidores.

Ao longo dos últimos quatro anos, os técnicos do governo do Estado realizaram uma verdadeira operação para conseguir recursos junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para construírem novos sistemas de captação e fornecimento de água no interior do Acre. Somente no início deste ano, o dinheiro foi liberado. Ao todo, são R$ 27 milhões para nove municípios.

saneamento-basico-infografico-agencia-typassos-PNG32 (1)“Foram quatro anos de luta. Foi necessário o governador intervir, em Brasília, junto à Funasa, Procuradoria-Geral Federal [PGF] e Advocacia Geral da União [AGU], para sensibilizar sobre a necessidade desses recursos para os municípios”, disse Dannya Coutinho, diretora de saneamento do Depasa.

O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Henrique Pires, esteve no Acre esta semana para assinar os convênios com o governo do Estado e prefeituras que vão receber novas estruturas de captação de água e ETA’s. Os primeiros municípios contemplados serão Brasileia e Epitaciolândia.

A ETA de Brasileia, inaugurada em dezembro de 2013, foi projetada para atender também a cidade de Epitaciolândia. Com esse recurso, o Depasa vai melhorar a captação e também abastecer Epitaciolândia.

“Levar água limpa para as famílias é levar também saúde e qualidade de vida. Por isso, vamos agilizar tudo para que as obras em alguns municípios comecem a partir de abril. Nós queremos até junho de 2016 estar com todas as obras nos nove municípios concluídas e a população sendo atendida”, garantiu o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

Fonte:Assessoria Depasa

 

Acre oferece mais de duas mil vagas no Sisu 2015 entre UFAC e IFAC

E-mail Imprimir PDF

Após a divulgação das notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), os candidatos interessados em concorrer às vagas no ensino superior devem fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificado do Ensino Superior (Sisu), que inicia na próxima segunda-feira, 19 e vai até o dia 22 de janeiro. Mais de 60 mil acreanos fizeram o Enem 2014. As 2.070 vagas ofertadas pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e pelo Instituto Federal do Acre (Ifac) colocam o Acre em 4º lugar, na região norte, com o maior número de vagas.

LOGO_IFAC_3_1 

Ao se inscrever, cada candidato pode indicar a ordem de preferência, duas opções de vagas em instituições de ensino superior e a modalidade da concorrência. Este ano a novidade é que ao invés de serem realizadas duas chamadas, O Sisu fará apenas uma convocação. Depois da inscrição, o próximo passo é manifestar interesse, acessando o sistema no período de 26 de janeiro a 6 de fevereiro.

A matrícula dos candidatos às vagas oferecidas pela Ufac, que forem convocados pelo Sisu, será realizada dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro, das 8h às 17h, nos campus de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. No caso das vagas para os cursos de Nutrição, Engenharia Elétrica, Saúde Coletiva, Letras – Espanhol, Jornalismo, Filosofia e as segundas turmas de engenharia florestal e medicina, serão ofertadas somente em maio.

Fonte: Contilnet 

 

Bancada do Acre participa de seminário do PT em Brasília

E-mail Imprimir PDF

Com a presença do presidente Nacional do partido, Rui Falcão, e dos ministros Ricardo Berzoini, da Secretaria de Relações Institucionais, e Aloizio Mercadante, da Casa Civil, o Partido dos Trabalhadores (PT) realizou nesta quinta-feira (13) um seminário que reuniu toda a bancada de deputados federais eleitos e da atual legislatura no Centro de Formação e Treinamentos da Câmara Federal, em Brasília.

Os líderes da Bancada na Câmara e no Senado, deputado Vicentinho ( PT-SP) e senador Humberto Costa (PT-PE) abriram o evento que foi também prestigiado pelo senador Aníbal Diniz (PT-AC).

 

bancada-pt

Do Acre, os deputados eleitos Raimundo Angelim e Leonardo de Brito participaram junto com o deputado federal reeleito, Sibá Machado

 

Para ele, a base da ação coordenada do PT está justamente na sua disciplina e na sua capacidade de se reunir para nivelamento de propósitos. "O PT é um partido que pensa junto, planeja junto e executa junto e a bancada é um exemplo disso. Estamos em permanente defesa do governo e sempre fazendo o que é melhor para o Brasil absolutamente sintonizados e como a maior bancada dando o tom dos debates no Congresso", afirmou Aníbal.

Do Acre, os deputados eleitos Raimundo Angelim e Leonardo de Brito participaram junto com o deputado federal reeleito, Sibá Machado. Para eles, um momento importante que marca o início da próxima legislatura.

"A importância desse encontro vai além de uma simples reunião para os novos deputados, como é o meu caso, mas principalmente porque nos proporciona a discussão de assuntos relevantes para o momento pós eleição como a questão da conjuntura política, os desafios para o Brasil e como a bancada vai se portar diante disso. O debate com os ministros e com os líderes foi muito profícuo e imprescindível para nos inteirarmos do nosso trabalho nos próximos quatro anos.", avaliou Angelim.

O deputado Sibá Machado disse ser oportuna esta avaliação da eleição e lembrou que embora o PT tenha reduzido um pouco o número de deputados federais continua sendo a maior bancada.

"Em dois estados o PT aumentou o número de parlamentares e um deles é um Acre e na proporção isso nos dá muita força. Esperamos fazer uma arregimentação de uma nova base de aliança e atuação em conjunto pois na relação com o Governo, o PT é o fiel da balança no sentido de elevar os debates para aquilo que é interesse do país", ressaltou.

Leonardo de Brito destacou a importância da interação entre os colegas e o debate dos temas que vão permear o Congresso. "É um orgulho para mim participar desse primeiro momento de integração da nossa bancada e assim podermos atuar de forma mais segura em apoio a nossa presidenta Dilma", destacou.

A expectativa da próxima legislatura, em especial da bancada do PT, que passou de 88 a 70 deputados a partir de fevereiro, é de que haja uma melhor qualidade na relação com o Governo Federal.

Fonte: Contilnet.com.br 

 

TRE-AC recebe 67,7% das prestações de contas esperadas

E-mail Imprimir PDF

Encerrou na última terça-feira, 4, o prazo para candidatos, partidos políticos e comitês financeiros prestarem contas à Justiça Eleitoral referente aos gastos de campanha nas Eleições de 2014. No Acre, 604 prestações eram aguardadas, mas apenas 409 foram apresentadas, que representam 67,7% do total.

 

 TRE-MS - Prestação de Contas 

 

De acordo com a Resolução TSE n. 23.406/14, obrigação de prestar as contas finais também abrange os candidatos que desistiram, renunciaram, foram substituídos ou tiveram seus registros de candidatura indeferidos, mesmo que não tenham feito campanha. Já as contas dos candidatos que faleceram devem ser prestadas por seu administrador financeiro ou pelo partido político respectivo.

 

Ainda de acordo com a Resolução, a Justiça Eleitoral notificará, no prazo máximo de cinco dias, todos aqueles que não prestaram contas. Estes deverão apresentá-las, no prazo máximo de 72 horas, e caso haja nova omissão, serão elas julgadas como não prestadas.

 

O partido que não apresentar sua prestação terá como penalidade a suspensão do fundo partidário. Já o candidato que foi eleito e não prestar contas ao TRE não poderá ser diplomado enquanto permanecer inadimplente.

 

Fonte: Assessoria 

 

Cursos profissionalizantes oferecem 180 vagas para Mulheres em Sena; Inscrições começam nesta quinta-feira

E-mail Imprimir PDF

A Prefeitura de Sena Madureira, por intermédio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social tornou pública nesta semana a abertura do processo seletivo para ingresso nos cursos Técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, de iniciativa do Governo Federal. Ao todo estão sendo disponibilizadas 180 vagas para as Mulheres e as inscrições serão iniciadas nesta quinta-feira, 6, na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), localizada na Avenida Avelino Chaves.

Leia mais...
 
Página 2 de 415

Enquete - VOTE!!!

O que você considera como a principal razão das dificuldades financeiras do município?