Recall, anunciado na sexta (14), se deve a alteração que pode levar a desprendimento de lasca de vidro do bocal das garrafas na hora da abertura.

Prazo para ajustes é de 2 dias úteis.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, notificou o grupo Heineken no Brasil para que faça ajustes na comunicação do recall voluntário de lotes de garrafas long neck de cerveja. O recall foi anunciado pela empresa na sexta (14).

Em comunicado, o grupo informou que: foi identificada uma "pequena alteração" nas garrafas de 330 ml desses lotes; que essa alteração pode fazer com que "uma pequena lasca de vidro se desprenda do bocal no momento da abertura"; que "há risco de lesões ou ingestão acidental" dessa lasca de vidro. "A alteração está totalmente restrita à garrafa, sem nenhum impacto no líquido", segundo o texto.

De acordo com a Heineken, o problema foi encontrado em "menos de 0,3%" das garrafas nos lotes afetados. As long necks que fazem parte do recall têm, na parte inferior, um alto-relevo com as letras "CH". A quem comprou cervejas desses lotes, a empresa orienta abrir a garrafa com cuidado, seguindo as instruções na embalagem. Caso algum problema seja identificado, o consumidor deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor. Notificação A Senacon notificou a Heineken na sexta, mas divulgou nota sobre o assunto apenas neste domingo (16). No documento, a secretaria informa que a campanha sobre o recall apresenta “desconformidade” em relação ao que foi tratado com a empresa. Segundo a Senacon, entre as irregularidades está a falta de clareza sobre o acesso dos consumidores à campanha de recall e ausência de informações substituição do produto. "Esperava-se que a informação sobre a opção "dois por um" de substituição do produto fosse clara ao consumidor, como um indutor comportamental.

Entretanto, não houve qualquer divulgação nesse sentido.

Assim, determina-se que o fornecedor demonstre, de forma clara e precisa, quais indutores serão utilizados (incluindo eventuais recompensas), assim como a forma pela qual o consumidor tomará conhecimento dos mesmos", diz a nota da Senacon. Ainda de acordo com o órgão, a empresa não obedeceu ao pedido para que a mensagem “recall voluntário da Heineken” constasse no título do vídeo de divulgação da campanha. A Senacon fixou prazo de 2 dias úteis para que a Heineken faça os ajustes e pode aplicar multa de até R$ 9 milhões se eles não forem realizados.