Bebê de dez meses foi uma das vítimas em quadra de Palmas.

Só no mês de outubro foram 15 picadas registradas na capital.

Tocantins registra 15 acidentes com escorpiões em outubro deste ano Pelo menos 300 acidentes com escorpiões foram registrados em Palmas neste ano.

O pequeno Miguel, de apenas 10 meses, foi uma dessas vítimas.

A mãe dele conta que passou um grande susto depois que o menino foi picado no pé dentro do berço. "Ele começou a chorar bastante.

Estava dormindo e começou a chorar compulsivamente.

Nós o pegamos, tentamos acalmar por uns 30 minutos e nada.

Fui procurar alguma marquinha, algum machucado nele e não encontrei.

Quando fui ao berço tinha um escorpião lá dentro", contou a médica Lorma Nogueira. Depois do acidente ela tomou alguns cuidados para evitar novas picadas.

"Dedetizar a casa, fazer uma limpeza, uma vistoria local em todo território.

Avisamos os vizinhos do ocorrido, onde eles também fizeram limpezas dos lotes.

No quarto dele a gente tirou todos os objetos de pelúcia que tinha no berço, o cortinado, que é o meio onde algum inseto pode subir no berço, e deixamos o quartinho limpo", contou. O caso do pequeno Miguel está entre os 15 acidentes com escorpiões notificados pela Secretaria da Saúde de Palmas apenas nesse mês de outubro.

De janeiro até agora foram cerca de 300 notificações. Escorpiões no Tocantins Divulgação/TV Anhanguera Em uma casa na quadra 110 Norte os moradores encontraram seis animais recentemente.

"Nessa área de serviço foram encontrados quatro.

Depois, sob as roupas que seriam passadas encontrou mais um aqui na área de serviço", disse a aposentada Josanilda Rodrigues Guimarães. O último estava dentro do banheiro.

"Iria tomar banho e ao olhar para trás avistei o bichinho andando.

Fui ver o que era e era o escorpiãozinho", disse o aposentado Ijair Coelho Guimarães. Alguns escorpiões são tão venenosos que podem até matar.

Em Palmas, existem oito espécies diferentes de escorpião.

O mais com comum é o Marrom, mas existem dois pequenos que também são muito presentes, os escorpiões amarelos.

Os que têm uma mancha preta na cauda são os mais perigosos. Veja os sintomas da picada de escorpião: Dor local Vermelhidão Transpiração Taquicardia Dormência Ânsia de vômito Segundo o biólogo Anderson Brito, calor e umidade são atrativos para esses animais.

"Eles ficam escondidos em entulhos, restos de lixo, lotes baldios.

Deve se manter o quintal limpo para não atrair insetos que vão servir de alimento para esses escorpiões.

Dentro das casas eles ficam escondidos atrás de móveis, dentro dos sapatos, enrolados em roupas, embaixo de máquina de lavar, locais mais úmidos", explicou.

A primeira atitude depois do acidente deve ser procurar uma unidade de saúde. Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.